segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A morte do rock

Nos anos 80, o filme "A Vingança dos Nerds" fez muito sucesso (eu mesmo adoro). O filme é uma sátira da vida universitária dos nerds, um grupo de excluídos vítima de preconceito na escola onde seus integrantes não conseguem se relacionar com o sexo oposto, usam óculos fundo-de-garrafa, vestem-se mal e são incapazes de chutar uma bola. Desconhecem qualquer assunto que não se relacione à sua obsessão predileta e possuem vida social zero. Nisso eles fundam sua própria fraternidade, a engraçadíssima “Lambda Lambda Lambda” após terem sido rejeitados por todas as outras do campus, e partem para o duelo contra os "gostosões" da faculdade

Na última edição da Revista Veja saiu uma matéria intitulada "Os Remelentos do rock". Nela, são citadas bandas que seguem o legado deixado pelos Los Hermanos de mistura de ritmos, fusão de instrumentos e que o colunista Reinaldo Azevedo chama de "remelentas e malfadinhas", representadas por grupos como o Mombojó, Móveis Coloniais de Acaju e o Teatro Mágico. Particularmente, não conheço o trabalho de nenhuma delas, curto muito o Los Hermanos, mas também concordo com a matéria. Essas bandas estão levando o rock, ao extremo da chatice.

Onde eu quero chegar? Bem, parece que a vingança dos nerds do século XXI ganhou outra versão. Eles resolveram comprar guitarras, misturar com tubas e flautas e colocar para fora a dor de terem sidos rejeitados pelas gostosas do ginásio e da faculdade. E o que é pior, ou melhor, dependendo do seu ponto de vista, estão ganhando fãs a cada dia que passa. Já repararam nas letras dos Hermanos ("Nunca acreditei na ilusão, de ter você para mim..." Anna Julia), (Eu que já quero mais, ser um vencedor, levo a vida devagar, pra não faltar amor..." O Vencedor). O Móveis Coloniais de Acaju explica seu nome com uma história esquisita sobre uma batalha no passado que uniu índios e portugueses e fazem um som que denominam como "feijoada búlgara"(heinnnn??). O pessoal do Teatro Mágico não fica para trás na excentricidade. Seus integrantes se vestem de palhaço e além de cantar e dançar, fazem outros malabarismos e entre uma música e outra ainda param para um debate bicho-grilo sobre a "pluralidade do ser". Com todo respeito aos fãs mas, chato pra caralho hein?



Eu me lembro que quando eu era criança o rock ainda guardava resquícios do passado, assim como o surfe. Todo rockeiro era cheirador de pó e todo surfista era maconheiro. Eram tratados como sujeitos que tinham até pacto com o diabo, graças principalmente à folclórica história de que o Ozzy Osbourne comeu um morcego vivo no palco num show do Kiss. Tempos bons que não voltam mais. Após ter perdido todo glamour da época de loucos como Sid Vicious e Janis Joplin, o rock verdadeiro deu seu último suspiro com o tiro na cabeça de Kurt Cobain em 1994. A explosão do Oasis em 1995 e as atitudes de Noel e Liam resgataram a atitude do bom e velho rock´n roll. Me lembro que quando comecei a ouvir o Definitily Maybe (primeiro cd do Oasis) na época, mamãe ficou superpreocupada e chegou a me levar em várias palestras anti drogas. Coisas de pais superprotetores.
Hoje, Bem, hoje, uma criança fã de rock vai dar de cara com quem? Bons carinhas que tocam Pop melódico? O CPM 22? Os Detonautas com seu ultra-big-power-extra chato Tico Santa Cruz fazendo seu enésimo discurso contra o sistema e contra a violência? Com o pessoal lá de cima e seu rock cabeça? O Cris Martin e sua exigência de só tocar para público sentado e sem patrocínio de bebidas alcoólicas? Eu tenho uma teoria que a maioria dessas bandas conhece as suas limitações e sabe que nunca farão o sucesso desejado e tentam chamar a atenção do público e da mídia dessa forma. Fazendo gracinhas e posando de bons moços através de atitudes politicamente corretas.


Por isso e não só pela música, curto tanta essa banda. Esses caras são dos poucos que ainda seguem os princípio do velho rock: Liam e Noel Gallagher. Depois de aposentar as guitarras e tubas, a galera do Coldplay, Detonautas e Teatros Mágicos da vida estarão cuidando lindamente dos seus netinhos, fazendo programas sociais e discursos contra a violência, enquanto os dois vão estar enchendo a cara em algum pub da Inglaterra. As mentes de Liam e Noel, são lugares onde o rock existe na sua pura essência.

"Foi bom a gente ter ganho, porque senão a gente ia quebrar tudo."
Liam recebendo um prêmio da MTV"

"Disciplina? Eu não sei o significado dessa palavra"
Liam

”Eu ganho essa porra dessa grana e não tenho tempo para gastar."
Noel

"Eu entrei no palco e vi uma cadeira voando, depois vi uma mesa e pensei... vai ser uma grande turnê"
Noel
"Sou apenas um bêbado de Manchester que toca Rock 'n' Roll"
Noel

3 comentários:

Unknown disse...

o Detonautas
Eu acho que a banda começou a ter sucesso, uma vez que começou a usar buy viagra

Unknown disse...

Enviar por e-mail comentários de acompanhamento para

Unknown disse...

"Eu entrei no palco e vi uma cadeira voando, depois vi uma mesa e pensei... vai ser uma grande turnê"
Noel
"Sou apenas um bêbado de Manchester que toca Rock 'n' Roll"
Noel