sexta-feira, 28 de março de 2008

a cidade que não deveria estar no mapa

A quem visitar Porto Alegre pela primeira vez, recomendo cautela. A cidade passa por um momento de estagnação que beira o minoramento, causando, portanto, um desordenamento ainda mais prejudicial do que o crescimento desenfreado. Enquanto nesse há, ao menos, crescimento, naquele, apenas aborrecimento. Creio que o ethos do nativo seja o principal motivo do fracasso.

Recomendo, ao turista desavisado, que evite caminhar pelo centro da cidade, visto que poderá e provavelmente será vitimado pela bárbara malta de pequenos e ligeiros ladrões. No centro, o único interesse legítimo de um civilizado é antropológico ou policial. A selvageria a que se submetem as pessoas só é explicada pela falta de planejamento e de seguidas tentativas de remendo.

Se recomendo que se evite caminhar pelas ruas, também recomendo que se use apenas veículos particulares, preferencialmente blindados. As razões para tal são as filas para os ônibus, o deficiente sistema de transporte público, a imundícia urbana, as abruptas guinadas dos motoristas e as comuns extorsões nos táxis. Como se não bastasse, as vias públicas são insuficientes, mal planejadas, mal executadas e mal mantidas. É preciso dedicar atenção preventiva especialmente à mendicante e ameaçadora horda que se multiplica nos entrocamentos viários e que nos ameaça quando não colaboramos monetariamente, xinga quando o fazemos modicamente e assalta quando o fazemos generosamente.

Se ainda assim, insistir em ficar, digo que evite a chateação dos teatros e centros culturais, onde, há mais de uma década, se repetem religiosamente as mesmas ladainhas provincianas com pouquíssimas e raras variações oriundas unicamente da incapacidade performática dos artistas. Recomendo, ao turista, que evite ligar a televisão para não expor sua preciosa audição à debilitante programação local que comprova e reforça os hábitos e convicções regionalistas, nativistas e beldroegas de que não há nada melhor fora daqui.

Sugiro por fim que traga um livro, providencie um seguro abrigo e permaneça barricado até a hora de partir e que, se possível, leve alguém consigo.

4 comentários:

Dona Paula. disse...

tem dias que também acordo de mal com porto alegre.

Unknown disse...

Pelo menos aí não tem dengue...

Marti disse...

Poxa. Tenho tanta vontade de conhecer PoA. =/

Mayhara disse...

onde é que não tem dengue?

essa peste tah em todos os cantos